Observador Isento (Unbiased Observer)

A space for rational, civilized, non-dogmatic discussion of all important subjects of the moment. - Um espaço para discussão racional, civilizada, não dogmática de todos os assuntos importantes do momento.

Tuesday, November 01, 2005

A importância das comunicações

Em tempos idos, o catálogo da Sears teve um papél fundamentalmente importante nos Estados Unidos: era enviado pelo correio e de graça para todo mundo, nos mais remotos confins do país, e com isso todos ficavam sabendo de tudo o que estava disponível.
Começavam a desejar ter aquelas coisas, o conforto e as facilidades que poderiam proporcionar, em muitos casos o lucro ou a economia que trariam.
A possibilidade de comprar pelo reembolso postal facilitou a coisa e ajudou a levar o desenvolvimento a toda parte.
Estamos vivendo fenômeno em alguns aspectos semelhante, a nível mundial: as comunicações via televisão, e agora via internet, estão divulgando para o mundo o que se encontra disponível nos meios mais adiantados e desenvolvidos. Está criando aceleradamente o desejo de ter tudo o que existe por parte de todo mundo. Seguramente vai revolucionar o mundo muito mais, e muito mais depressa, do que qualquer revolução ideológica ou movimento político poderia fazer: está criando a demanda pelos bens e serviços, que impulsiona o esfôrço para obter os meios necessários para a sua aquisição e a crescente exigência de que os govêrnos, os dirigentes, as lideranças de todos os países e comunidades do mundo providenciem para que isso seja possível.
O problema de certos govêrnos, dirigentes, lideranças, talvez seja mais no sentido de impedir que as comunicações venham a provocar o desejo de mudanças mais rápidas do que aquelas que são capazes de proporcionar, porque se trata de algo irresistível. Quando há anos um certo ministro dizia que deveríamos concentrar-nos na obtenção de tecnologias intermediárias, mais baratas e facilmente obteníveis, viu-se logo atropelado pelo desejo da última palavra, da tecnologia de ponta, divulgada pelos meios de comunicação de massa: sua proposta não conseguiu sequer ser considerada.
A informação divulgada pelos meios de comunicação também contribue para que se saiba mais e mais o quê se passa nos bastidores da política e o quê fazem e como fazem os que nos governam, contribuindo para uma gradual mas seguramente crescente exigência de melhores e mais sérios dirigentes e governantes, de maior lisura e seriedade por parte deles, muito embora se trate sempre de um processo de aprendizado tanto das pessoas em geral, dos eleitores, e dos políticos e servidores públicos.
Os meios de comunicação constituem sem dúvida um poder, como também constituem poderes outras instituições "fazedoras" de opinião ou convicção, como as igrejas, os partidos políticos, os intelectuais influentes, as associações de classe e muitas outras. Cercear as comunicações seria talvez o maior mal que poderia ser feito ao progresso e à liberdade, apesar dos eventuais excessos e êrros que possam cometer.
E as transformações do mundo que as comunicações estão ajudando a acelerar são o maior desafio a ser enfrentado pelas atuais e futuras gerações.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home