Observador Isento (Unbiased Observer)

A space for rational, civilized, non-dogmatic discussion of all important subjects of the moment. - Um espaço para discussão racional, civilizada, não dogmática de todos os assuntos importantes do momento.

Tuesday, June 14, 2011

Ainda a água para agricultura

Luiz A. Góes

Meu grande amigo Flávio Musa de Freitas Guimarães leu o tópico "Água para agricultura" e me enviou o seguinte comentário por e-mail, em lugar de comentar no próprio tópico, - comentário esse a meu ver tão pertinente que resolvi abrir outro tópico para lhe dar o devido destaque e comentá-lo também:
"Obrigado Góes,
É tema muito atual e interessante.
Isto me lembrou o provérbio italiano "Fatta la Lege, scoperto il engano".
Só agora me dei conta de que isto é mais que um dito ou provérbio restrito às leis fabricadas e promulgadas por Governos ou governantes; é sabedoria muito mais antiga, talvez ontológica, regra básica da epistemologia, que o povo italiano nos ofereceu assim como se fora galhofa.
Sem me estender muito - mesmo porque desnecessário - vejamos alguns exemplos:

Lei: "A Terra é o centro do universo" - Coopérnico nela!

"Os planetas giram em circunferências..." - Kepler nela!

"Sistema solar de Kepler"- Galileu nela!

Por aí vamos até Newton, a lei definitiva - E=mc² nela!

"Relatividade geral"- Heisenberg nela!

Mesma coisa se pode dizer quanto aos modelos de criação e desenvolvimento do universo, dos gregos ao Big Bang, do Modelo Clássico ao Inflacionário, às suas contradições...

Malthus "gente se multiplica exponencialmente, comida aritmeticamente" - Tecnologia e Informação nela...

Fatta la Lege, a macacada se toca e descobre o jeito de resolver o problema.
De repente aqueles que tinham então um tesouro, por sua raridade ou escassez, amanhecem sem compradores para seus estoques tão bem guardados...
O Brasil é detentor de vastas reservas de água potável e pululam por aí teorias da conspiração sobre as guerras que sofrerá por disputas de seus mananciais.
Io, per me, penso sia meglio credere che il engano sará scoperto...
Abbracci.
"
Não escrevi em meu tópico, tão bem comentado acima, mas praticamente se infere desse comentário que a questão da água acabará sendo resolvida pelo desenvolvimento tecnológico, talvez com o desenvolvimento de processos baratos para dessalinização da água do mar.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home