Observador Isento (Unbiased Observer)

A space for rational, civilized, non-dogmatic discussion of all important subjects of the moment. - Um espaço para discussão racional, civilizada, não dogmática de todos os assuntos importantes do momento.

Thursday, November 20, 2008

19 de Novembro - Dia da Bandeira

Luiz A. Góes

A bandeira brasileira foi criada quando D. Pedro I proferiu o Grito do Ipiranga, em 1822. Suas cores foram, desde o início, o verde e o amarelo.
O verde provém da Casa de Bragança, a família real a que D. Pedro I pertencia, e que foi iniciada pelo Duque de Bragança em 1640, quando se declarou rei de Portugal sacudindo o jugo da Espanha que perdurava desde 1580.
O amarelo provém da Casa de Habsburgo, a família real austríaca a que pertencia a primeira imperatriz, D. Leopoldina, esposa de D. Pedro I, a mesma família real à qual pertenceu a rainha Maria Tereza, do Império Austro-Hungaro, um grande império que precedeu a existência da Alemanha e da Itália como países unificados.
Consta que fazer a bandeira verde com o lozango amarelo no centro foi idéia de uma costureira, que a cozeu. No centro foi colocado o brazão imperial adotado por D. Pedro I.
Quando da Proclamação da República, houve um desfile e, como não queriam e nem podiam usar a bandeira imperial porque o imperador tinha sido deposto, encomendaram emergencialmente uma bandeira a uma outra costureira, a qual "fabricou" uma bandeira aparentemente imitando a bandeira americana, com listas verdes e amarelas. Essa bandeira foi a que desfilou como a primeira bandeira do Brasil republicano, mas logo depois alguém teve a idéia de substituir o brazão imperial pelo globo com a frase "Ordem e Progresso" e as estrelas representando as então provícias, hoje estados, mais o distrito federal, baseando-se em posições de constelações e estrelas no firmamento visto no Brasil.
Mais tarde inventaram a lenda de que o verde representaria as matas, o amarelo o ouro e o azul o céu, mas nada disso procede.
Há ainda uma interpretação jocosa, que ouvi algumas vezes quando era estudante: o verde representaria as matas que cobrem a maiór parte do Brasil, ainda por ser desbravado. O amarelo representaria o ouro, que continua (ou continuava) perdido no meio da mata, sugerindo que o país é rico mas não sabe onde sua riqueza está escondida. O dístico "Ordem e Progresso" sôbre o céu estrelado significaria que temos ordem e progresso quando estamos dormindo, uma alusão clara à falta de organização brasileira de que muito se falava naquela época.
Seja como for, creio que os responsáveis pela adoção da bandeira brasileira atual desconheciam a verdadeira origem de suas cores, tanto que não pensaram em modificá-las, o que foi muito bom porque deu à bandeira brasileira uma longevidade, apesar da proclamação da república, que de outra forma não teria tido.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home