Observador Isento (Unbiased Observer)

A space for rational, civilized, non-dogmatic discussion of all important subjects of the moment. - Um espaço para discussão racional, civilizada, não dogmática de todos os assuntos importantes do momento.

Thursday, June 30, 2011

Máquina que "constrói" ferrovias

Luiz A. Góes

Recebi as mensagens abaixo, e respondi com o comentário que se encontra no final desta:


"Impressionante a tecnologia destas máquinas computadorizadas, lembram as sofisticadas máquinas agrícolas que fazem tudo colhem vegetais descascam separam os grãos secam e as vezes até empacotam, tudo lá no próprio campo !!! Não tem mão de obra humana mas apenas operadores altamente especializados para fazerem sua manutenção que também é caríssima."

A mensagem acima respondia a esta:


"Se o governo usasse 3% do que (é) roubado do dinheiro público pelos corruptos e comprasse várias máquinas dessa, o Brasil poderia estar ligado de norte/sul leste/oeste por modernas ferrovias. Muito legal o video vale a pena ver, eu não sabia que existia esse tipo de máquinas.

Máquina que constrói ferrovia

Railroad Construction

Clique na palavra ICI abaixo e veja que impressionante..."

ICI

Meu comentário:

Realmente muito eficientes essas máquinas: aceleram o lançamento dos dormentes e dos trilhos e dão uniformidade à via férrea. Só não resolvem o problema de se abrir o caminho entre a origem e o destino, o que significa, entre muitas outras coisas, executar numerosos aterros e efetuar numerosos cortes no terreno, e consolidar o leito sôbre o qual a via férrea vai se assentar, incluindo a construção de obras de arte como túneis e pontes. Também não resolvem o problema da produção dos dormentes de concreto ao longo da estrada, que exigem a montagem de centrais de concreto a cada intervalo de algumas dezenas ou centenas de quilômetros. Quer dizer: essas máquinas servem para eliminar o uso de mão de obra na fase final de assentamento da ferrovia. Gosto dos resultados que produzem, mas é impossível deixar de observar que no caso do Brasil elas eliminam o que talvez ainda seja mais abundante entre nós. Para pensar.
Luiz A. Góes

2 Comments:

  • At Sun Aug 14, 09:51:00 AM EDT, Blogger Artur Maciel said…

    Prezado Luiz. Tenho visto seu blog e gosto muito dos posts, especialmente este sobre a eficiência dessas máquinas lançadoras de dormentes de concreto. Sou da zona da mata mineira - Raul Soares - filho de pai ferroviário que viveu em torno da construção de vários trechos de ferrovia entre o RJ e Caratinga-MG. Trabalhou nisso mais de 50 anos, segundo suas histórias (aposentou-se em 1965 aos 82 anos - era do seculo passado). Pena que alguns anos depois grandes trechos ferroviários país a fora foram desativados, desempregando enormes contingentes. Uma pena! Torço para que as ferrovias voltem a se dinamizar em nosso país, em condições de progresso transportador das commodities brasileiras e de passageiros carentes de ferrovias rápidas e eficientes.
    Quem sabe teremos máquina 'ferozes' comos essas a agilizar essas obras? Torçamos!

    Hoje, dia dos pais, faça aqui a homenagem ao meu querido e saudoso pai, Fidelis, que muito fez pela enorme prole que trouxe ao mundo, nosso orgulho de pai e mestre. A você também os meus parabéns pelo dia dos pais. Grande abraço. Artur Maciel 14/08/2011.

     
  • At Sun Aug 14, 09:54:00 AM EDT, Blogger Artur Maciel said…

    faça = faço

     

Post a Comment

<< Home