Observador Isento (Unbiased Observer)

A space for rational, civilized, non-dogmatic discussion of all important subjects of the moment. - Um espaço para discussão racional, civilizada, não dogmática de todos os assuntos importantes do momento.

Sunday, December 18, 2005

Causa Antecipadamente Ganha

Em minhas andanças pelo Brasil durante meus anos de consultoria de organização ouvi muitas histórias e estórias, muitas delas dignas de registro. Infelizmente não tinha naquela época tempo e faltava inspiração para as ir registrando, mas de vez em quando me lembro de alguma por provocação de fatos correntes. É o que está acontecendo agora, e não posso deixar de contá-la.
Numa das capitais de estado, cujo nome deixarei de lado (quem for de lá saberá), por volta da década de 1970 estava em construção um viaduto que ia ser batizado, quando inaugurado, com o nome de um General XPTO. Não me lembro do nome do general, mas me lembro do restante dessa história.
Seria apenas mais um viaduto como tantos outros, não fosse o fato de que terminava quase em frente a um bordel muito conhecido, que se chamava Casa da Marly.
Não custou muito para que o povão começasse a se referir ao tal viaduto em construção como Viaduto da Marly. Criou-se um certo mal estar quando os jornais mencionavam o Viaduto da Marly e suas edições eram apreendidas nas bancas pela censura vigente na época, mas o apelido pegou e nada parecia fazer com que desaparecesse.
Na véspera da inauguração do viaduto, o mais prestigioso jornal local saiu com a manchete "Será Inaugurado Amanhã o Viaduto da Marly".
Naquele mesmo dia a Casa da Marly foi empastelada pela polícia e desapareceu do mapa.
Mas o viaduto, segundo me disseram, continua a ser chamado de Viaduto da Marly, e quase ninguém sabe o nome oficial, que é Viaduto General XPTO. (Voz do povo, voz de Deus, já dizia minha avó.)
Lembrei-me porque foi criada no Rio de Janeiro a tal de Daspu, uma loja fundada por prostitutas sob os auspícios da ONG Davida, que batalha pela legalização da profissão e pelos direitos das profissionais do sexo. Consta que a Daspu se propõe a criar e vender roupas a preços acessíveis.
De São Paulo, os proprietários da conhecida Daslu, que contrariamente vende roupas a preços inacessíveis, reagiu à "imitação" do nome, tendo entrado com ação na justiça para forçar a Daspu a desistir do nome que adotou.
O assunto ganhou as manchetes dos jornais e a boca do povo, e a maioria parece apoiar a Daspu nessa contenda, muito embora muita gente saiba, ou diga saber, que a Daslu ganhará a refrega por ter muito mais dinheiro.
Pode até ser, mas está me parecendo que o nome Daspu veio para ficar, mesmo que oficialmente seja mudado: é uma causa antecipadamente ganha.

1 Comments:

  • At Mon Dec 19, 01:40:00 PM EST, Anonymous Anonymous said…

    Otima! Bem tipica da nossa cultura. Adorei. Estou longe do Brasil a tantos anos que essas historias me aproximam das minhas origens e me trazem um sentimento de nostalgia.
    Brigada.
    Claudia

     

Post a Comment

<< Home