Observador Isento (Unbiased Observer)

A space for rational, civilized, non-dogmatic discussion of all important subjects of the moment. - Um espaço para discussão racional, civilizada, não dogmática de todos os assuntos importantes do momento.

Monday, July 06, 2009

Todos cúmplices

Luiz A. Góes

Entre políticos não há inimigos, ou sequer adversários: todos são cúmplices uns dos outros.
Para êles o oponente de hoje é o aliado de amanhã. O desafeto de hoje é o amigo desde criancinha de amanhã. O ofendido de hoje é o elogiado de amanhã. O desqualificado de hoje é o super elogiado de amanhã.
São realmente diferentes das demais pessoas: esquecem com rapidez tudo o que disseram, acharam ou fizeram ontem e mudam com rapidez espantosa de posição sempre que seus interêsses assim o "recomendam". São flexíveis ao extremo, generosos ao extremo, praticam entre si a camaradagem ao extremo, ajudam-se constantemente ao extremo, são solidários ao extremo.
Para efeito externo representam os papéis de situação e oposição da mesma forma que num filme de farwest os atores representam os bandidos e os mocinhos: no final é só representação e todos recebem suas remunerações e celebram alegremente no bar mais próximo o sucesso de bilheteria do filme. É tudo uma pantomima, em que só acreditam os matutos que pagam a entrada para verem o espetáculo do circo.
O quê será que essa gente tem que os outros não têm? Deve haver alguma coisa que os identifica, que os une, alguma coisa de que gostam ou que sabem produzir, encontrar, usar, alguma coisa que as demais pessoas provavelmente detestam ou à qual não conseguem se acostumar.
Não é preciso pensar muito, e nem examinar muito, para se perceber que existe realmente uma espécie de adesivo mantendo o "corpo político", o conjunto dos políticos, sempre coeso e unido em tôrno da defesa intransigente de seus interêsses acima de tudo e de todos.
Essa substância vem se tornando cada vez mais abundante: quando aparece algum indício de que possa estar deixando de ser gerada, pronta e misteriosamente se descobre, logo em seguida, que foi apenas uma ilusão de ótica, que está havendo superprodução dela.
É extremamente eficiente: ainda não se descobriu nada que desfaça o seu poder de aglutinação. E apesar de mal cheirosa, parece extremamente agradável aos que dela se servem e nela chafurdam, porque jamais a abandonam.
Vendo como todos confraternizam alegremente sempre que surge qualquer oportunidade, - e elas surgem constantemente, todos os dias, - podemos constatar a alegria e satisfação que esse adesivo proporciona aos que dele se servem.
Não parecem entender e nem estarem interessados em entender de nada do que possa interessar a seus eleitores, mas disso, desse adesivo extraordinário que as demais pessoas detestam, êles entendem profundamente.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home