Observador Isento (Unbiased Observer)

A space for rational, civilized, non-dogmatic discussion of all important subjects of the moment. - Um espaço para discussão racional, civilizada, não dogmática de todos os assuntos importantes do momento.

Monday, May 28, 2007

Coisas da Cidade

Luiz A. Góes
Será que vai parar? Será? Será que vai ter lugar para mim? Finalmente um parou. E finalmente consegui embarcar. Está lotado, fiquei colado na porta, mas aos poucos vou ver se consigo ir chegando mais à frente.
"Tem trôco para dez? Obrigado."
Com sorte talvêz consiga um lugarzinho para sentar.
Os minutos vão passando, e nada, ninguém se mexe.
Êpa! Está chegando a hora de saltar! Tenho que ir lá para a porta!
"Com licença! Com licença! Um momento, por favor! Vou saltar aqui! Com licença!"
Ufa! Finalmente consegui! Como são quentes esses ônibus lotados nos dias de verão!
Agora tenho que andar depressa para não chegar atrasado ao trabalho! Vai ser difícil, com tanta gente por toda parte!
Aqui estão consertando o piso, não se pode passar. Vou atravessar a rua. Não: vou dar a volta ao quarteirão porque lá no outro lado há uma aglomeração provocada por algum vendedor ambulante, algum camelô.
"Não requer prática nem habilidade! Qualquer criança pode fazer a brincadeira! Um companheiro para as horas de solidão!"
Mais um camelô, vendendo uns bonequinhos que se mexem não se sabe como. Um vendedor de ilusões.
"Moço, me arruma um troco."
Um pedinte mais com cara de esperto. Na banca de jornais vejo a manchete: "Desmascarado o mendigo milionário!"
"Olha a cobra, vai dar a cobra! Não deixe a sorte fugir!"
O otimismo do vendedor de bilhetes de loteria como que me contagia. Vou chegar no horário, apesar de tudo!
Não! Aqui também? Uma enorme aglomeração que vai me fazer perder preciosos minutos.
"Com licença! Com licença!" Vou passando, apesar do apêrto.
Mas afinal, o quê houve para causar essa aglomeração?
Ah! Uma pequena trombada de automóveis.
Finalmente cheguei. Atrasado.
Coisas de todo dia. Coisas da cidade.

0 Comments:

Post a Comment

<< Home