Observador Isento (Unbiased Observer)

A space for rational, civilized, non-dogmatic discussion of all important subjects of the moment. - Um espaço para discussão racional, civilizada, não dogmática de todos os assuntos importantes do momento.

Saturday, January 08, 2011

Quem matou Kennedy?

Luiz A. Góes
Recebi recentemente de um grande amigo os links abaixo com uma nova versão sôbre o assassinato do Kennedy, um dos crimes mais intrigantes e misteriosos de todos os tempos, embora talvez nem tanto se as pessoas deixarem de lado certos tabus:

http://forumdainteligencia.blogspot.com/2010/12/como-mataram-j-f-kennedy.html

JFK.WMVJFK.WMV
6180K Download

(Dá para pegar o filme diretamente no primeiro link, caso haja dificuldade para usar o segundo link acima.)

Esse assassinato me deixou tão intrigado que assim que pude dei uma chegada a Dallas para ver o local, além de ter lido e assistido, por bom tempo, a tudo o que pude em matéria de artigos, livros, filmes, reportagens, relatórios, etc. sôbre esse assunto.
Sempre me pareceu ter havido pelo menos três atiradores, mas até agora não tinha visto nada que corroborasse isso nos filmes ou documentários. Esse filme, embora não mostre nitidamente um revólver, mostra o movimento feito pelo motorista para colocar sôbre o ombro direito algo que pode perfeitamente ter sido uma arma, a qual foi recolhida após atirar.
Mas o que me pareceu ter liquidado definitivamente com o Kennedy foi o tiro dado meio lateralmente, embora também pela frente, por arma de calibre mais grosso. Esse tiro, dado por um atirador escondido nuns arbustos atrás de uma pequena cêrca que existe no jardim no mesmo lado em que estava quem filmou o assassinato, abriu a cabeça do Kennedy e fez rolar o pedaço de cérebro que a Jackie, num gesto irracional, foi pegar sôbre a tampa do porta-malas. Esse tiro não atingiu a Jackie também por milagre, porque ela se curvou para a frente quando o tiro foi disparado.
Outra conclusão que me parece sólida é que o Lee Oswald, tendo ou não sido o autor do primeiro tiro (isso nunca foi provado de fato), estava escalado para ser o bode expiatório logo após o fato, para ajudar a colocar rapidamente uma pá de cal sôbre o assunto. Chamam a atenção os fatos de o primeiro tiro ter vindo do prédio onde o Lee Oswald trabalhava ou por alguma razão frequentava, o fato de ter antecedentes como comunista ou esquerdista, o fato de não ter sequer tentado fugir ou se esconder depois que o primeiro tiro foi disparado, além, evidentemente, do fato de que o mafioso Jack Ruby, já portador de um câncer em estado terminal e com livre trânsito nas dependências policiais de Dallas, tenha liquidado com o Lee Oswald antes que pudesse falar.
Não há dúvida de que se tratou de um enorme complô, no qual o Hoover, ainda vivo na ocasião, estava seguramente envolvido, já que sempre se recusou a reconhecer a existência do crime organizado e a combatê-lo, tudo indicando que tinha cumplicidade com êle e os irmãos Kennedy assassinados foram os primeiros a oficialmente abrirem o combate ao crime organizado (foi a partir daí que, embora longe de desaparecer por completo, o crime organizado começou a perder um pouco de seu poderio nos EUA).
É interessante mencionar que depois do episódio, em entrevista, a Jackie negou ter tentado catar o pedaço de cérebro, o que os psicanalistas/psiquiatras interpretaram como um caso de "negação" ("denial"), que ocorre quando o paciente passa por algo tão horroroso que não consegue encarar depois, usando o recurso de negar o fato para dele fugir. (Esse caso se tornou clássico e é dado como exemplo em certos cursos de psicanálise e também em cursos para administradores de empresas e de pessoal nos EUA.)
(Ficarei muito grato a quem, conhecendo mais detalhes sôbre o assunto, queira me brindar com essas informações.)